Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Medicina baseada em evidências, uma ferramenta essencial no auxílio à tomada de decisão na área judicial

Saúde - Notícias

terça-feira, 28 de abril de 2015

Medicina baseada em evidências, uma ferramenta essencial no auxílio à tomada de decisão na área judicial

Medicina baseada em evidências, uma ferramenta essencial no auxílio à tomada de decisão na área judicial


Inscrições do curso voltado para profissionais que buscam instrumentos que os auxiliem em sua prática diária terminam na próxima quinta-feira (30/04)
A judicialização na área da saúde tem gerado o interesse de juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, advogados e gestores do direito à saúde, pela busca de informações que permitam o aprimoramento das decisões tomadas sobre o assunto. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até junho de 2014, 392.921 processos judiciais tramitavam no país com demandas por medicamentos, tratamentos médicos e leitos em hospitais, entre outros, muitas delas sem o desejado respaldo científico sobre a real efetividade das ações solicitadas.

Com o objetivo de garantir maior respaldo às suas decisões, nos últimos três anos, mais de 650 profissionais ligados à área jurídica participaram do Curso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências (SBE-DIREITO), promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) em parceria com o Ministério da Saúde, o Centro Cochrane do Brasil e de Entidades representativas das áreas da saúde e do direito do país.

A quarta edição do evento está com inscrições abertas até 30 de abril. O programa busca oferecer conceitos e conhecimentos da área de saúde que reduzam incertezas nas tomadas de decisão pelos operadores do direito, envolvendo todas as demandas que acabam chegando aos tribunais, como medicamentos e procedimentos médicos.

“Queremos oferecer as informações que auxiliem o Judiciário no cumprimento dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal, que estabelece a saúde como um direito de todos e um dever o Estado. Mas, ao mesmo tempo, dar os subsídios para que esses profissionais possam garantir, em suas decisões, a real efetividade dos tratamentos e a sustentabilidade de todo o sistema de público de saúde”, afirma Roberto de Queiroz Padilha, Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e um dos coordenadores do curso.

Com duração de nove meses, o curso é baseado nas melhores evidências clínicas existentes na literatura médico-científica e será oferecido por videoconferência e videostreaming, em nível nacional, com aulas semanais, incluindo acompanhamento de tutores do Centro Cochrane do Brasil.

A coordenação é dos Profs.Drs. Roberto de Queiroz Padilha, Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde; e do Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah, Professor Titular das disciplinas de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica da UNIFESP e Diretor do Centro Cochrane do Brasil.

Mais informações sobre o curso:
http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/Paginas/curso.aspx?atividade=979&pnv=1

Informações para Imprensa
Assessoria de Imprensa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
WN&P Comunicação: Nara Bueno (nara.bueno@wnp.com.br)
Itacir Figueiredo (itacir.figueiredo@wnp.com.br)
SP 04/2015 Tel: (11) 5095-2660


Oxímetros de Pulso              Estetoscópios              UltrasSom              Glicosímetros

Nenhum comentário:

Postar um comentário