Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Pesquisadores norte-americanos identificam perfil proteico da síndrome das pernas inquietas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Não está totalmente claro o que provoca a síndrome das pernas inquietas (SPI). No entanto, cientistas nos Estados Unidos decodificaram o perfil proteico correspondente que também explica sintomas como a deficiência de ferro, distúrbios de sono e baixos níveis de dopamina. O estudo foi publicado na revista científica "Fluids and Barriers of the CNS".
Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia e alguns de seus colegas coreanos compararam o líquido cérebro espinal (LCE) de mulheres com e sem SPI e descobriram seis proteínas alteradas nas portadoras do distúrbio.
Uma das proteínas transporta vitamina D para dentro das células e está envolvida com a regulação de dopamina, a cistatina C (um biomarcador de dor) e o neuromodulator PTGDS, um fator significativo nos distúrbios de sono. Na SPI, o nível de apolipoproteína A1 fica baixo, o que pode estar relacionado com o risco maior de doenças cardiovasculares. O papel do ferro explicou a presença de B-hemoglobina e o nível baixo de glicoproteína (AGP), envolvida na resposta ao dano inflamatório; mas ela somente é protetora na presença do ferro.
"Apesar de ter sido um estudo pequeno, este perfil de proteínas no líquor é compatível com os achados neuropatológicos observados e dá respaldo a hipóteses sobre a biologia por trás da SPI/WED, que podem se mostrar clinicamente importantes no desenvolvimento de novos tratamentos", disse a autora principal, Stephanie Patton.