Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Pesquisadores encontram proteína essencial para o vício da cocaína

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Pesquisadores encontram proteína essencial para o vício da cocaína

Um estudo norte-americano descobriu que a proteína GLT1 no cérebro tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da dependência de cocaína. Mas os pesquisadores encontraram, também, um ingrediente farmacológico ativo que pode inibir isto. A revista científica "The Journal of Neuroscience" publicou o estudo realizado pela Universidade Bloomington de Indiana.
Juntamente com George Rebec, os cientistas realizaram testes em ratos. Eles descobriram que quando os animais eram postos em abstinência de grandes quantidades da droga, a produção da proteína cerebral GLT1 no núcleo accumbens caía.
A GLT1 age na remoção de glutamato do cérebro. O quadro de abstinência farmacológica se desenvolve quando o glutamato é liberado, o que se mostra normalmente coerente com pistas específicas. Mas a remoção do glutamato também é problemática em doenças neurovegetativas como a de Huntington.
Como mostra o trabalho dos médicos, o nível de GLT1 pode ser aumentado mais uma vez com o uso do antibiótico ceftriaxone. Quando os ratos dependentes de cocaína foram tratados com ceftriaxone, o quadro de abstinência cessou. "A ideia é a de que aumentar a GLT1 previne as recaídas. Se bloquearmos a GLT1, a ceftriaxona não deve funcionar," explicou Rebec.
Fica agora para ser estudado o porquê de a cocaína reduzir o nível de GLT1 e se outras drogas têm efeito semelhante. Estudos com ratos já demonstraram que o agente farmacológico pode reduzir o quadro de abstinência alcoólica. Mas as pistas são somente um fator que pode levar à recaída. No futuro, os pesquisadores querem examinar se a ceftriaxone pode reprimir o quadro de abstinência por drogas induzido por estresse ou nova exposição.