Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Condicionamento durante o sono leva a alterações no comportamento

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Condicionamento durante o sono leva a alterações no comportamento

Condicionamento durante o sono leva a alterações no comportamento

Condicionamento durante o sono leva a alterações no comportamento
Aparentemente, aprender enquanto dormimos é na verdade possível. Pesquisadores de Israel induziram com sucesso uma mudança de comportamento ao usar odores como meio de condicionamento durante o sono. O estudo foi publicado por "The Journal of Neuroscience".
O estudo, que foi realizado pelo Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot, envolveu 66 adultos que gostariam de parar de fumar, mas não estavam sendo tratados. Foi solicitado que eles preenchessem um questionário sobre seus hábitos tabagistas. Uma parte dos sujeitos do estudo passaram a noite no laboratório do sono, durante a qual os padrões de sono foram monitorados. Em alguns momentos, eles foram expostos a odores combinados, fumaça de cigarro com ovos podres ou com peixe, um após o outro e repetidamente durante a noite.
Embora os participantes não se lembrassem no dia seguinte de terem sentido os odores, eles fumaram menos nas semanas posteriores. Mas essa redução não foi encontrada nas pessoas do estudo que foram expostas aos odores combinados quando estavam acordadas ou nas que foram expostas a odores aversivos e não combinados durante o sono.
O efeito mais forte, 30 por cento de redução no consumo de cigarros, foi encontrado nas pessoas que foram expostas a odores aversivos combinados durante o segundo estágio do sono. O condicionamento aparentemente é mais eficaz durante o estágio de consolidação da memória, declara o relatório.
Foi mostrado que o condicionamento durante o sono pode realmente levar a alterações comportamentais, diz o autor do estudo, Anat Arzi: "Nosso sentido de olfato pode ser uma via de entrada para nosso cérebro durante o sono que deve, no futuro, nos ajudar a mudar o comportamento viciante ou perigoso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário