Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Teste genético pode prever o risco de recidiva do câncer de mama

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Teste genético pode prever o risco de recidiva do câncer de mama

O câncer de mama pode ser traiçoeiro. Diversas pacientes do sexo feminino têm recidivas com metástases em até cinco a dez anos após o tratamento bem sucedido do câncer. Cientistas austríacos tentaram usar um teste genético (PAM50) para determinar o risco de recorrência dessas pacientes com mais precisão. O estudo foi apresentado na conferência IMPAKT da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) em Bruxelas.
Os pesquisadores examinaram a precisão prognóstica do teste genético PAM50. Para isto, foi analisada a taxa de expressão de 58 genes diferentes em amostras de tecido tumoral, e os resultados usados para calcular um escore de risco. O teste foi originalmente desenvolvido nos EUA.
Ao longo do estudo, os cientistas analisaram amostras de tecido de 1.478 pacientes do sexo feminino, com câncer de mama sensível a hormônios que participaram de um grande estudo clínico conduzido pelo grupo austríaco de estudo do cólon e mama (ABCSG) entre 1996 e 2009. Os resultados mostraram que 98,7% das pacientes com escore baixo de PAM50 não tiveram recidivas no prazo de cinco a dez anos após diagnóstico inicial. Este foi o caso para somente 91,5% das mulheres com pontuações altas.
"Existe uma grande diferença quando um paciente tem um risco de recidiva do câncer de 1,3% ou 8,5% no prazo de cinco a dez anos após o diagnóstico. É uma probabilidade mais de seis vezes maior", disse Michael Gnant, presidente do grupo de estudo austríaco ABCSG do hospital universitário de cirurgias da MedUni de Viena. Isto, Gnant explicou, pode ser usado no futuro como um marcador para determinar se as mulheres portadoras de câncer de mama dependente de hormônios requerem terapia anti-hormonal por mais tempo.