Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Pesquisadores querem imitar o mecanismo de renovação dos dentes em jacarés

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pesquisadores querem imitar o mecanismo de renovação dos dentes em jacarés

• APA
  • 12 Visualizações
    4 estrelas
Pesquisadores querem imitar o mecanismo de renovação dos dentes em jacarés
Um dia, a capacidade dos jacarés de fazer crescer novamente seus dentes pode ser um modelo para os dentes humanos, de acordo com pesquisadores dos EUA. Os cientistas estudaram quais os mecanismos por trás da capacidade regenerativa dos dentes dos jacarés, cuja formação é semelhante à dos dentes humanos. Os cientistas, liderados por Cheng-Ming Chuong da Universidade do Sul da Califórnia, esperam que um dia os resultados possam estimular o crescimento de dentes humanos; conforme dizem na revista científica "PNAS".
Ao examinar os dentes em embriões de jacaré e jacarés jovens, os pesquisadores descobriram que cada um deles consiste em uma unidade com três partes. Esta unidade compreende um dente completamente desenvolvido, um dente menor imaturo substituto e uma camada de tecido especial, a chamada lâmina dentária. Nos seres humanos, tanto os dentes de leite como os permanentes também se desenvolvem da lâmina dentária.
Quando um jacaré perde um de seus 80 dentes, ele é substituído unidade por unidade: o dente substituto se desenvolve até um dente maduro, a lâmina dentária se transforma em um novo dente substituto e uma camada de tecido se separa do dente substituto, desenvolvendo-se, por sua vez, para nova lâmina dentária.
Além disso, os pesquisadores descobriram um tipo de elevação que se forma na ponta da lâmina dentária. Eles supõem que seja um conjunto de células-tronco. Ainda, eles encontraram moléculas que têm um papel essencial na regulação da renovação dentária nos répteis.