Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Pesquisadores norte-americanos clonam células-tronco humanas com êxito

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Pesquisadores norte-americanos clonam células-tronco humanas com êxito

Pesquisadores norte-americanos relatam um avanço na pesquisa de células-tronco, tendo clonado com êxito células-tronco embrionárias humanas. Eles enfatizam que a clonagem reprodutiva de humanos, entretanto, não é possível com esta técnica, apresentada na revista científica "Cell".
O procedimento, que também foi usado para clonar a ovelha Dolly, parece simples; mas equipes de pesquisadores em todo o mundo não tiveram sucesso nos últimos anos em aplicá-la a células humanas. Os cientistas da Universidade de Saúde e Ciências do Oregon em Portland extraíram nucleína celular de células da pele e a inseriram em um óvulo do qual o DNA já havia sido removido. A nova célula se desenvolveu para blastocisto, da qual células-tronco embriônicas podem ser extraídas.
O desenvolvimento do óvulo precisou ser interrompido em um ponto exato durante a mitose para a transferência do núcleo, a metáfase. Além disso, os pesquisadores usaram uma solução contendo cafeína para o processo.
"Um exame cuidadoso das células-tronco produzidas com base nestes métodos confirmou sua capacidade de transformação em vários outros tipos celulares, exatamente como as células-tronco embriônicas normais", disse o autor principal do estudo, Shoukhrat Mitalipov. Elas podem ser usadas para substituição de nervos, fígado, coração e outras células. "Além disso, há pouco risco de rejeição das células criadas com base nas informações genéticas do próprio indivíduo". Os resultados desta pesquisa representam um grande passo no sentido de tratar doenças como o Parkinson e a esclerose múltipla, ou danos espinais, disse Mitalipov.