Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Mutação genética pode desencadear dor crônica após evento traumático

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mutação genética pode desencadear dor crônica após evento traumático

• APA
  • 2 Visualizações
    Sem avaliação
Mutação genética pode desencadear dor crônica após evento traumático
A dor crônica após eventos estressantes como acidentes de tráfego ou agressões sexuais pode ter base neurobiológica, escrevem pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em um artigo publicado na revista científica "Pain".
Os cientistas examinaram o papel do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HHA), que é de importância central para a resposta de estresse do corpo. A pesquisa enfocou o gene responsável pela decodificação da proteína FKBP5, que regula a resposta ao estresse do eixo HHA. Pacientes que desenvolveram a mutação genética tiveram um risco 20% mais alto de sentir dor moderada a intensa seis semanas após um acidente ou agressão.
"Os achados de nosso estudo indicam que os mecanismos que influenciam o desenvolvimento da dor crônica podem estar relacionados com a resposta ao estresse, e não a qualquer lesão específica provocada pelo evento traumático", resume o autor sênior, Samuel McLean. O estudo ajudou a entender o que causa a dor crônica e isto, por sua vez, era importante para o desenvolvimento de estratégias de intervenção que previnam a dor persistente, disse ele