Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Interruptor genético para insuficiência renal descoberto

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Interruptor genético para insuficiência renal descoberto

Ao analisar genes associados à herança de doença renal cística, cientistas da Universidade de Friburgo descobriram o gene Anks6 que apresenta características semelhantes. A partir disto, os pesquisadores deduziram que pacientes portadores de mutações de Anks6 também devem existir. Os achados foram publicados na revista científica "Nature Genetics".
Em uma colaboração entre colegas da França, Holanda e EUA, famílias com mutações no gene Anks6 foram identificadas. Fora a doença renal policística e a insuficiência renal, os pesquisadores observaram um número marcadamente mais alto de malformações cardíacas e de grandes vasos.
Eles estão convencidos de que os resultados são significativos para a pesquisa de nefronoftise, uma doença rara que afeta crianças. "O gene recém-descoberto revela parceiros de ligação bastante incomuns, o que abre novas possibilidades de trabalho científico sobre a doença renal cística, inclusive novas abordagens terápicas", disse Gerd Walz, diretor clínico do departamento de nefrologia da Universidade de Friburgo.

www.contec.med.br