Comprar OnLine Equipamentos Médico Hospitalares Contec MED™ BR: Bactérias intestinais influenciam a função cerebral

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Bactérias intestinais influenciam a função cerebral

• APA
  • 5 Visualizações
    Sem avaliação
Bactérias intestinais influenciam a função cerebral
Bactérias ingeridas nos alimentos através dos probióticos podem afetar a função cerebral nos humanos. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), descobriram evidências de um estudo precoce de prova de conceito e publicaram seus achados na revista científica "Gastroenterology".
O estudo incluiu 36 mulheres com idade de 18 a 55 anos. Os pesquisadores, liderados por Kirsten Tillitsch, dividiram as participantes em três grupos: um grupo se alimentou com iogurte probiótico duas vezes ao dia por quatro semanas, outro grupo recebeu um produto com aspecto idêntico, mas sem bactérias probióticas e o terceiro grupo não ingeriu nenhum tipo de iogurte.
Os exames de imagem por ressonância magnética (fMRI) conduzidos antes e após o estudo mostraram que as mulheres que consumiram probióticos mostraram uma redução da atividade na ínsula e no córtex somatossensório nos testes de reconhecimento de emoções. Durante um estado de repouso do cérebro, essas mulheres demonstraram conectividade melhor entre a área cinzenta periaquedutal e a área associada à cognição do córtex pré-frontal. Por outro lado, as mulheres que não ingeriram nenhum tipo de iogurte mostraram uma conectividade melhor entre a massa cinzenta periaquedutal e as regiões relacionadas com emoções e sensações. As mulheres que ingeriram iogurte não probiótico demonstraram resultados intermediários.
Os cientistas querem agora identificar certos químicos produzidos pelas bactérias que possam estar disparando sinais para o cérebro.

www.contec.med.br